Tire aqui as suas dúvidas sobre a COOPERSINOS ou nos envie a sua pergunta.
Conheça os associados recém chegados em nossa cooperativa.
Informe-se sobre as regras da COOPERSINOS e como ingressar.
   

Vocabulário

PSICOTERAPIA DA CRISE:
atendimento intensivo prestado por um ou mais profissionais da área de saúde mental, com duração máxima de 12 (doze) semanas, tendo início imediatamente após o atendimento de emergência e sendo limitadas a 12 (doze) sessões por ano de contrato, o que ocorrer primeiro, não cumulativo; é uma psicoterapia de objetivos limitados (focal) e de tempo limitado (curta) para situações de crise vital (p. ex: entrada na escola, adolescência, casamento, nascimento de filho, doença, climatério, velhice, aposentadoria) e acidental (doença grave, perda de ente querido, doença crônica e/ou terminal), que não se destina a mudar profundamente a personalidade.
ACIDENTE PESSOAL:
é o evento com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física que, por si só e independentemente de toda e qualquer outra causa, torna necessário o tratamento médico.
CARÊNCIA:
é o prazo, contado a partir da data da formalização da Proposta de Adesão, durante o qual os cooperados não têm direito às coberturas deste Regulamento.

PROCEDIMENTO ELETIVO:
termo empregado para designar procedimentos não considerados de urgência ou emergência e que podem ser programados.

CONTRATAÇÃO COLETIVA POR ADESÃO:
é o regime de contrato coletivo adotado pela Cooperativa, na forma da legislação vigente, em que a adesão dos empregados das instituições associadas é espontânea e opcional, ou seja, não há a obrigatoriedade de adesão de todo o quadro de empregados, com a opção de inclusão de seus dependentes, conforme definido no artigo 3º.
PROPOSTA DE ADESÃO:
documento preenchido pelo empregado da UNISINOS e das demais instituições associadas, que expressa a constituição jurídica das partes e firma as condições de ingresso e de uso dos serviços de assistência à saúde, com pleno conhecimento de suas obrigações e direitos estabelecidos no Estatuto Social e no Regulamento da COOPERSINOS.
EMERGÊNCIA:
evento que implica risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis ao cooperado, caracterizado em declaração inequívoca do médico assistente.
EVENTO:
conjunto de ocorrências e/ou serviços de assistência à saúde que tem como origem ou causa o mesmo dano involuntário à saúde do cooperado em decorrência de acidente pessoal ou doença.
ROL DE PROCEDIMENTOS:
listagem dos procedimentos cobertos pela COOPERSINOS, compreendendo a assistência ambulatorial, hospitalar, obstétrica e odontologica ambulatorial, com base na lista editada pelo CONSU (Conselho de Saúde Suplementar), anexa à Resolução nº 10/98, publicada em 4 de novembro de 1998, no site da ANS.
PRÓTESE:
peça artificial empregada em atos cirúrgicos, em substituição parcial ou total de um órgão ou membro, reproduzindo a sua forma e/ou sua função.
ÓRTESE:
acessório usado em atos cirúrgicos e que não substitui parcial ou totalmente nenhum órgão ou membro, podendo ou não ser retirado posteriormente.
URGÊNCIA:
evento resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional, com risco de vida, exigindo tratamento imediato, conforme declaração inequívoca do médico assistente.
 

⇐ voltar   

www.coopersinos.com.br
Coopersinos Saúde
Av. Unisinos, 950 Bairro Cristo Rei
CEP 93022 000 São Leopoldo - RS Brasil
© Cpyright 2007 | Coopersinos